Esterilização

Temos a convicção de que, se houvesse mais preocupação com a esterilização, haveriam muito menos animais a viver nas ruas.

Aconselhamos sempre as pessoas a esterilizar os seus animais, de ambos os sexos, e também incentivamos os donos que não estão dispostos a fazê-lo, para, pelo menos, serem mais responsáveis e evitar a reprodução, para que seja possível controlar o numero crescente de animais indesejados no Algarve e em Portugal.

Sabemos muito bem os custos da esterilização, e sim é um procedimento cirúrgico e que pode acarretar riscos, mas os benefícios podem ser ainda mais!

Para o sexo feminino significa que não há mais cio, por isso há mais higiene e também evita que os machos andem ao redor da casa. Para os machos existe a eliminação de tumores nos órgãos reprodutores e reduz o comportamento agressivo.

Se sua cadela engravidar acidentalmente ou se você encontrar uma cadela abandonada grávida, por favor entre em contato com seu veterinário local o mais rápido possível e peça-lhe conselhos.

Existem algumas associações no Algarve que ajudam financeiramente as pessoas mais desfavorecidas ou pessoas que cuidam de animais de rua. O seu veterinário local pode fornecer-lhe mais informações nesse sentido.